• Equipe Efeito

TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO

Ainda não conhece essas ferramentas e como podem contribuir no processo de aprendizagem dos estudantes? Vem ver o texto que preparamos para você!





Sempre que um estudante com alguma deficiência chega em uma escola, os professores encontram um grande desafio. Além de se preocupar com os demais estudantes, o educador precisa se programar para atender as necessidades próprias deste estudante.


E, nesse momento, um grande obstáculo tem sido a falta de conhecimento especializado no assunto. E, por isso, existem alguns recursos que podem ajudar o profissional a criar uma estratégia pedagógica inclusiva.


Veja a seguir o que são as tecnologias assistivas e as principais dicas para utilizá-las com seus estudantes:


O QUE SÃO É TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA)?


São recursos e serviços criados com o objetivo de compensar as limitações funcionais de uma pessoa e potencializar a sua capacidade funcional tanto no estudo quanto no trabalho, lazer e outras atividades do seu dia a dia. Elas podem aparecer em forma de produtos, serviços, técnicas ou procedimentos e possibilitam uma vivência mais autônoma às pessoas com deficiência.


Ao selecionar recursos de TA, e adotar em sala de aula, é possível garantir ao estudante participar das atividades junto com os demais colegas. Tornando-o um ser produtivo e equiparando oportunidades junto aos demais colegas, e garantindo-lhe condições efetivas de participar, um ensino verdadeiramente inclusivo.


AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS


Muitas vezes, além de adotar alguma forma de tecnologia assistiva, é necessário adotar uma abordagem metodológica diferenciada, um planejamento pedagógico personalizado. E, para isso, alguns passos podem ser fundamentais:


Conheça seu estudante: olhe para o seu estudante de forma integral, observe mais suas potencialidades do que suas limitações, não o veja simplesmente como um diagnóstico. Observe suas capacidades motoras, sua forma de se comunicar, seus interesses, outras formas de inteligência e sua autonomia. A escolha pelo serviço ou recurso de TA deve partir desse ponto.


Descubra o que seu estudante já sabe: contar com o repertório de experiências e conhecimento do estudante, torna o traçado de estratégias mais eficaz;


Analise o currículo escolar: é preciso saber o que é relevante para o estudante e, partindo disso, é possível pensar na forma de adaptar os conteúdos e os objetivos pedagógicos em curto, médio e longo prazo.


EXEMPLOS DISPONÍVEIS


A adoção dessas ferramentas é simples e de fácil acesso. E, como prova disso, trouxemos alguns exemplos:


Andadores;

Engrossadores de lápis

tesouras adaptada

Uso do computador ou tablet

Lupas manuais ou eletrônicas;

Softwares de ampliação de tela;

Aparelhos auditivos;

Interprete de LIBRAS


MAIS DICAS


Gostou dessa dica da Equipe EFEITO? Clique aqui para seguir nossas novidades e dicas no Instagram e, se desejar, entre em contato conosco para levar a nossa consultoria para a sua instituição de ensino ou agendar uma formação com a sua equipe. Para isso, basta clicar aqui.


4 visualizações0 comentário