OS IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO ENSINO REMOTO

Atualizado: Abr 5

Em debate on-line promovido pelo DIVERSA, chefe de educação do UNICEF e estudante do ensino fundamental conversam sobre as consequências da pandemia na vida dos estudantes



Vamos começar este post com uma indicação muito interessante: O Instituto Rodrigo Mendes (IRM), em parceria com o DIVERSA, promoveu uma série de webinários chamada “Educação Inclusiva durante a pandemia”. A série trouxe para os debates convidados referência em suas áreas de atuação e os temas foram riquíssimos. Para assistir aos vídeos que abordam a educação inclusiva, basta entrar no canal do Youtube do Instituto Rodrigo Mendes.


O webinário com o tema Consequências da pandemia na vida de estudantes e suas famílias recebeu para a conversa Ítalo Dutra, Chefe de Educação do UNICEF Brasil e Rosa Magalhães Ribeiro, estudante do ensino fundamental na EMEF Desembargador Amorim Lima.

Durante a troca de informações e experiências, os participantes abordaram as consequências positivas e negativas da suspensão das aulas presenciais – tanto para os estudantes quanto para suas famílias.


Não é novidade que desde março de 2020 muitas mudanças foram implementadas nas escolas e nos lares dos estudantes. A tecnologia trouxe a solução para que as conexões e o ensino continuassem, mesmo que à distância. Esse novo método de ensino gerou impactos como:


- Autonomia dos estudantes no processo de ensino: fora do ambiente escolar, os estudantes ganharam mais autonomia em alguns aspectos: na forma de estudar, no ambiente de aprendizado e, em algumas instituições, até mesmo nos horários para consumir o conteúdo. Por um lado, a flexibilidade traz mais liberdade – o que pode funcionar bem para algumas famílias. Por outro, traz uma maior complicação para a organização da rotina.


- Evasão escolar: Diante do ensino remoto, algumas famílias ficaram sem opção e precisaram tomar a decisão de interromper o estudo de crianças e adolescentes no ensino regular. Muitas casas não têm acesso à internet e, em alguns casos, também não possuem estrutura física para criar um ambiente propício aos estudos. A evasão escolar – até mesmo depois da pandemia – é uma preocupação destacada no debate.

Neste contexto, é importante destacar que o tempo de distanciamento causa uma perda do vínculo entre o estudante e a escola e essa retomada pode se tornar um grande desafio.


Para acessar o conteúdo completo do debate, clique aqui. Quando o assunto é educação, estar por dentro das novidades e dos diversos pontos de vista é muito importante.


Mais dicas

Gostou dessa dica da Equipe EFEITO? Clique aqui para seguir nossas novidades e dicas no Instagram e, se desejar, entre em contato conosco para levar a nossa consultoria para a sua instituição de ensino ou agendar uma formação com a sua equipe. Para isso, basta clicar aqui.

102 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo