• Equipe Efeito

ENTENDA O PAPEL DA METODOLOGIA ATIVA NA EDUCAÇÃO

A educação escolar mudou muito nos últimos anos e ficamos com uma pergunta muito importante: O foco da educação está no professor ou no aluno?


Os alunos de hoje em dia têm uma urgência pelo saber, sentem urgência de conhecimento. Esse conhecimento, no entanto, não se dá de forma linear, mas como um espiral, ou seja, os saberes se conectam, e um assunto “pede” outro, de modo que o conhecimento nem sempre se faz cronologicamente.

Tinha-se na educação tradicional, um modelo perpétuo e hierárquico, em que cabia somente ao professor as decisões de método, conteúdo, ordem, roteiro, ensino, e tudo o que permeia o universo da educação. Contudo, a Metodologia Ativa, vem precisamente para alterar o protagonista neste processo, transferindo o foco que antes era o professor, para o aluno.

Ou seja, a partir da Metodologia Ativa, tem-se uma maior participação do aluno no processo educativo. Antes, o estudante possuía um papel de “esponja”, ou seja, a ele competia somente a absorção passiva dos conteúdos selecionados e lecionados pelos professores. Agora, o objetivo é que haja uma relação entre o professor e o aluno, mas com autonomia para o aluno. De modo que ele deixe de ser passivo e passe a atuar ativamente em seu próprio desenvolvimento intelectual, social, cultural, fisiológico, psíquico, e todos os âmbitos que compõem o sistema educacional.


BENEFÍCIOS DA METODOLOGIA ATIVA

A metodologia ativa tem como um dos principais objetivos a interação, ou seja, o incentivo da relação entre aluno e professor. Quando há um diálogo, quando há a troca entre ambos – acerca dos conteúdos em aula – os alunos conseguem externalizar o que pensam e sentem, suas dúvidas, questionamentos ou até mesmo sua forma de abstração dos conteúdos. Quando há um debate, em um contexto favorável – ou seja, o professor deve colaborar para que sejam aulas mais dinâmicas e menos rígidas – há uma construção muito mais rica do que o modelo tradicional.

A partir dessa dinâmica, os alunos se beneficiam no que diz respeito, portanto, a interação social, tornando-os mais aptos a discussões, e a exposição das suas próprias ideias. Consequentemente, o aluno que sabe expor suas ideias com mais segurança, se torna mais autônomo, e assim, sabe atuar no mundo e transformá-lo através das suas competências.

Além disso, é uma metodologia, que por fugir do padrão, por fugir do óbvio, incita a formação e o desenvolvimento da criatividade. Assim, alunos criativos tendem a ser mais inovadores e audaciosos. Pensam além, e conseguem fazer projeções amplas de fatos, situações ou até mesmo de sonhos que buscam realizar.

Utilizando a metodologia ativa o ensino é mais inclusivo pois os alunos com diferentes estilos de aprendizado obtêm uma experiência mais personalizada.


VENHA FAZER EFEITO!

Entre em contato conosco clicando AQUI e acompanhe o nosso perfil no Instagram @efeitoinclusao para saber mais!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo