• Equipe Efeito

COMO AS EMOÇÕES INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA



No momento em que estamos vivendo, época em que todos nós, do mais jovem ao mais experiente, estamos aprendendo a enfrentar, conseguimos enxergar que Pandemia da COVID-19 gerou em cada pessoa um novo processo de adaptação: todos remodelando os hábitos e a rotina para conviver com essa mudança brusca nas nossas vidas.


Neste mesmo sentido, os estudantes e os professores estão aprendendo e se adaptando a essa nova rotina do ensino, a essa maneira diferente de absorver e transmitir o aprendizado nessa situação. É muito importante destacar, também, que a emoção é capaz de guiar a nossa memória e o nosso aprendizado, nesse sentido é fundamental estarmos atentos a esses pontos.


Por isso, elaboramos CINCO estratégias que construímos neste tempo e que podem ser utilizadas por professores e educadores para que esses consigam lidar melhor com as emoções provocadas por este tempo de isolamento social em relação à aprendizagem.

Veja:


1 – Falar deste momento em que estamos vivendo:


Usar dos recursos da tecnologia não só para transmitir o conteúdo pedagógico, mas também para falar sobre essa situação, partilhar sobre as emoções e gerar conexões com os professores e com os colegas.


Além disso, ao envolver os professores e famílias nesses assuntos, o estudante vai vendo clareza e sentindo confiança no enfrentamento da situação e nas soluções alternativas para o aprendizado e assim passam a fluir melhor. Eles se abrem com mais confiança para experimentar as novas coisas que estão acontecendo neste tempo, como a aula online.


2 – Rotina:


É um papel muito importante das escolas oferecer para as famílias a organização da rotina. A rotina traz para os estudantes e, principalmente para as crianças, uma segurança do que ele vai vivenciar.


Nesse sentido, é importante um cronograma bem estipulado, claro e fixo, para que a criança se aproprie do momento de aprendizado, ainda que de forma diferente do que era acostumada.


3 – Autorregulação:


Estabelecer prioridades para que os estudantes não se desorganizem tanto diante das coisas que não são de sua escolha. Quando as prioridades são estabelecidas de forma clara e bem entendidas pelos estudantes, é mais fácil lidar com as tarefas a serem realizadas, mesmo diante das adversidades.


Auxiliar o estudante a concentrar naquele momento da aula online com estratégias de autorregulação, como perceber sua respiração, sua postura na cadeira, o conforto do corpo observando o tônus predominante, entre tantas outras possíveis.


4 – Empatia:


Este é um tempo em que todos, independentemente da idade e condições financeiras, estão se adaptando e essa não tem sido uma adaptação fácil. Por isso, é importante ter empatia e se colocar no lugar dos estudantes, que também estão sofrendo com o momento.


Além disso, também está sendo um período de diversas adaptações das escolas e dos professores, portanto, deve-se ter a compreensão dos pais também. É preciso entender que diante de um momento difícil e de incertezas é necessário ter paciência e compreensão.

Portanto, é tempo de pais, famílias, professores(as) e estudantes terem empatia entre si.


5 – Manter laços:


Manter o estudante isolado (mais que fisicamente) não é uma boa opção, pelo contrário, é preciso utilizar-se das tecnologias disponíveis para manter os laços. Realizar atividades em casa, com a própria família, para fortalecer os laços e o relacionamento é o primeiro passo.


Manter o relacionamento entre os estudantes que já conviviam em turma é extremamente importante. Além de ser essencial esse convívio com pessoas de outras realidades, com outras vivências e ideias, essa troca de experiências também é importante para que, no retorno às aulas presenciais, a convivência com o outro não se torne um fator fora do comum e surjam problemas com a convivência intensa que a escola oferece.


Esses são apenas 5 pontos estratégicos que preparamos para você. Para saber mais e ainda melhor sobre esse conteúdo IMPORTANTÍSSIMO, você pode assistir à nossa live sobre o tema “COMO AS EMOÇÕES INFLUENCIAM NA APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA”, clicando AQUI.


Nos vemos lá!

8 visualizações

Copyright © 2018 | Efeito Consultoria