- Equipe Efeito
ATUAÇÃO DA TERAPIA OCUPACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR
Preparamos este conteúdo para informar e reforçar acerca da importância da Terapia Ocupacional e do papel que os profissionais Terapeutas Ocupacionais exercem no processo da inclusão escolar. Veja abaixo:

A atuação da Terapia Ocupacional em processos educacionais não é recente, e a presença dos profissionais Terapeutas Ocupacionais em instituições que desenvolvem programas de educação especial se faz presente no Brasil há mais de meio século.
Nesse sentido, a inserção dos Terapeutas Ocupacionais no processo de inclusão escolar pode ser considerada uma consequência da comunicação da profissão com a educação especial e com os processos de inclusão social em geral.
Portanto, o papel que o Terapeuta Ocupacional exerce na educação é importantíssimo, pois atua com a finalidade de promover a educação mais eficaz para todos os estudantes, a fim de estimular suas potencialidades individuais.
Na atuação de um profissional T.O. também é possível encontrar um esforço primordial, dentre teorias, métodos, recursos, adaptações e técnicas, que auxiliam a instituição de ensino na transmissão do conhecimento, na reorganização de grupos e classes e na promoção da interação entre os estudantes, resultando em benefícios que as diferenças são capazes de trazer para o desenvolvimento de toda sociedade.
De forma prática, dentre as ações da Terapia Ocupacional em uma instituição de ensino, podemos listar algumas, quais sejam:
I. CONTRIBUIR, junto com a equipe pedagógica para implantar e implementar ações que promovam a Política de Inclusão no Colégio.
II. CONTRIBUIR para a implantação e implementação do processo de gestão da inclusão de todos os estudantes no Colégio, incluindo a criação de esquemas/fluxogramas, documentos/formulários, análise do Projeto Pedagógico e do Regimento.
III. PARTICIPAR/ACOMPANHAR o processo da admissão/seleção de alunos novatos no Colégio.
IV. CONTRIBUIR com a equipe pedagógica no processo de triagem dos alunos com necessidades educacionais especiais.
V. ACOMPANHAR os alunos, que por qualquer motivo/situação apresentem comprometimento no seu desempenho no contexto escolar, sejam eles impactos pedagógicos, e/ou comportamentais, e/ou desenvolvimentais, e/ou psicoafetivos, e/ou nas interações sociais.
VI. CONTRIBUIR com a supervisão pedagógica e a equipe na implantação, implementação e avaliação da eficácia das adaptações razoáveis visando atender as demandas e a autonomia dos alunos.
VII. PARTICIPAR do processo de seleção, treinamento, acompanhamento, supervisão e avaliação do profissional de apoio escolar (PAE), do atendente pessoal, do intérprete de LIBRAS e do acompanhante dos alunos com necessidades educacionais especiais.
VIII. PROMOVER ações de acessibilidade atitudinal envolvendo toda a Comunidade Educativa.
IX. PROPOR E ACOMPANHAR temáticas de inclusão e respeito à diversidade para toda a Comunidade Educativa do Colégio, em parceria com equipe acadêmica e Gestão Pedagógica.
X. PROPOR estudos de caso, projetos e programas de formação continuada para os colaboradores com a temática inclusão da diversidade, a partir da demanda da Comunidade do Colégio
XI. FORTALECER a relação e a potência da ação dos educadores para com os alunos;
XII. COMPREENDER E ORIENTAR outros profissionais acerca da busca das principais demandas e necessidades da escola e dos estudantes;
XIII. ESTREITAR LAÇOS entre a saúde e a educação;
XIV. ORIENTAR E MEDIAR a relação entre família, escola e inclusão;
Essas são apenas algumas das importantes funções de um Terapeuta Ocupacional em uma instituição de ensino em prol da inclusão escolar. Com isso, podemos concluir tamanha a responsabilidade e importância que este profissional tem.
Também é importante ressaltar que este profissional atua nos três contextos principais que rodeiam inclusão social: família, ambiente clínico e escola. Diante disso, a atuação do Terapeuta Ocupacional envolve muito aprofundamento para encarar os diversos desafios do dia a dia escolar.
Por isso, preparamos um curso para você que já entendeu a importância do T.O. na inclusão escolar e percebe que é necessário ir além e aprofundar-se nessa formação, com o objetivo de oferecer o melhor! Veja abaixo os detalhes:
CURSO: Atuação da terapia ocupacional no contexto escolar: estratégias para inclusão escolar.

Data: de 19 a 23 de outubro de 2020
Horário: entre 19 e 22 horas
Carga Horária: 15 horas
Público: terapeutas ocupacionais e estudantes de terapia ocupacional
Investimento: R$1.700,00
Meio virtual – plataforma Zoom
Veja também os temas e módulos que serão abordados no curso:
Módulo I - Políticas de inclusão escolar e a Terapia Ocupacional
Módulo II – Terapia Ocupacional na inclusão escolar – modelos de atuação da Terapia Ocupacional
Módulo III – Estrutura para a prática de atuação da Terapia Ocupacional no contexto escolar – uma proposta metodológica
Módulo IV – Gestão do processo – como implantar e implementar a política de inclusão junto a escola e toda comunidade educativa
Módulo V – Gestão operacional – o que e como implantar e implementar as estratégias
Este é um conteúdo IMPERDÍVEL, pois além de abordar toda a questão teórica acerca da atuação da terapia ocupacional no contexto escolar, trata de estratégias práticas e de gestão para a inclusão escolar.
Não perca essa oportunidade única de aprofundar nesse tema tão importante e impactante! Clique AQUI e garanta AGORA a sua inscrição, são poucas vagas.