• Equipe Efeito

A TECNOLOGIA EM PROL DA INCLUSÃO!

Com o passar dos anos, a tecnologia promove contribuições incríveis para a sociedade e, quando usada da forma correta, também pode auxiliar na INCLUSÃO. Saiba mais:


A cada dia que passa, somos convidados a buscar alternativas que promovam a inserção e inclusão de estudantes na sociedade e no ambiente escolar, que facilitem o seu desenvolvimento, não só de forma intelectual, mas também como pessoa.


A tecnologia é uma das opções que desponta em se tratando da inclusão dos alunos com necessidades especiais, de forma que, quando utilizada com as técnicas adequadas, pode ser uma grande aliada no aprendizado e no dia a dia das instituições de ensino.

Um determinado estudante pode apresentar dificuldades de aprendizado mediante os meios tradicionais, todavia é possível encontrar, através da tecnologia, recursos alternativos que o ajudem a ficar mais concentrado durante a aula e que auxiliem na construção de múltiplos estímulos.

Dentre as tecnologias existentes, separamos algumas interessantes e que podem contribuir para a sua instituição de ensino, veja:


MESA DIGITAL: A mesa digital, ou PlayTable é a primeira mesa digital desenvolvida no Brasil, totalmente interativa e multidisciplinar. Ela traz jogos e aplicativos projetados por professores e especialistas em diversas áreas e, por sua fácil usabilidade e diferentes níveis de aprendizado, é considerada uma eficaz tecnologia para inclusão. 




TECLADO ALTERNATIVO: São teclados programáveis com funções especiais que permitem customizar a aparência do teclado padrão, como por exemplo alterar a cor e ordem das teclas. Com esta tecnologia, os estudantes com distúrbios de aprendizado ou dificuldades para digitar podem se beneficiar dessa customização.




LIVROS EM ÁUDIO: Livros gravados em áudio permitem que estudantes que sejam deficientes visuais ou que apresentem dificuldades de concentração, escutem os textos nas plataformas de som.





PLANILHAS ELETRÔNICAS: As planilhas eletrônicas são uma excelente alternativa para auxiliar os estudantes que têm dificuldades em organizar problemas matemáticos, facilitando a organização e alinhamento das informações e melhorando o raciocínio lógico na hora da resolução dos problemas.



SOFTWARE PARA RECONHECIMENTO DE FALA: Este é um meio tecnológico excelente para auxiliar os estudantes que apresentam dificuldades motoras severas. Com o software, o estudante dita ao microfone suas ideias e o software escreve as palavras ditas, facilitando a composição de uma redação ou de respostas dissertativas. 

A tecnologia aliada à criatividade não tem limites e essas são apenas algumas ferramentas que a tecnologia oferece para estimular o aprendizado e gerar uma inclusão mais eficaz no ambiente escolar.


Por essas e tantas outras contribuições, é necessário que dentro do planejamento pedagógico da instituição esteja incluída a busca por novas alternativas no âmbito da educação. E no seu caso, a sua escola já utiliza alguma tecnologia para inclusão?

Lembramos que existem inúmeras formas de se trabalhar com a inclusão e cada estudante apresenta uma necessidade de adaptação diferente e nós estamos aqui para te ajudar! Entre em contato conosco clicando AQUI e acompanhe o nosso perfil no instagram @efeitoinclusao para saber mais!

20 visualizações

Copyright © 2018 | Efeito Consultoria