A BARREIRA DO DIÁLOGO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Dificuldade em adaptar o ensino remoto para inclusão de alunos nas atividades do dia a dia? Confira as dicas que preparamos para te ajudar nesse momento!


No início do ano de 2020 fomos pegos desprevenidos por uma situação inimaginável. De um dia para o outro se tornou necessário adaptar o trabalho, o ensino e, até mesmo, as relações sociais e prezar pelo distanciamento social. Têm sido uma etapa de muitas incertezas e, sobretudo, dificuldades para adequação dos sistemas às pessoas com necessidades especiais.


Veja a seguir as principais dicas para transformação dos métodos de ensino e tornar esse período mais proveitoso para todos.


ACOLHER AS CIRCUNSTÂNCIAS DE CADA UM


No momento de pensar em como adaptar o sistema de ensino para garantir a inclusão de um estudante com deficiência ou necessidades educacionais especiais, é preciso considerar o meio em que aquele indivíduo vive. As condições próprias da família, a moradia e o acesso às ferramentas digitais são alguns desses fatores.


A partir disso, é possível criar uma estratégia de ensino personalizado e garantir o cumprimento do cronograma de ensino ao qual foi preparado para aquele estudante.


Isso é importante pois é fundamental garantir o bem-estar de cada um e proporcionar a conexão entre os seus familiares. E, é claro, acolhendo todas as especificidades, de cada estudante implantando e implementando as adaptações justas e necessárias, e nunca o comparar a seus pares.


ADEQUAÇÃO ÀS PLATAFORMAS DIGITAIS


No momento de decidir estrategicamente quais serão as ferramentas e meios digitais utilizados para hospedar o sistema de ensino remoto na sua escola, deve-se garantir que eles possam ser facilmente utilizados por todos os estudantes. Em alguns casos, será preciso adaptar a entrega de algumas atividades para eliminar as barreiras que possam existir.


A individualização dos atendimentos deve perpassar pela oferta de um material personalizado ou, até mesmo, o desenvolvimento de plataforma própria que consiga atender às necessidades de cada um.


PROFESSORES PREPARADOS


Para que as aulas tenham o melhor aproveitamento é essencial garantir que os educadores recebam a preparação necessária para acolher os estudantes com deficiência e/ou com necessidades educacionais especiais. Uma dica de ferramenta que tem sido utilizada com frequência é o uso de PowerPoint, pois permite ao professor incluir vídeos, áudios e aumentar a letra.


Além disso, é preciso manter os profissionais especializados em recursos de inclusão, mesmo de forma remota. Alguém que domine a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), se necessário.


MAIS DICAS


Gostou dessa dica da Equipe EFEITO? Clique aqui para seguir nossas novidades e dicas no Instagram e, se desejar, entre em contato conosco para levar a nossa consultoria para a sua instituição de ensino ou agendar uma formação com a sua equipe. Para isso, basta clicar aqui.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo