• Equipe Efeito

21/09 - DIA DA LUTA NACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

No dia 21 de setembro celebramos o dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiências! Leia abaixo tudo o que você precisa saber sobre essa causa e nos ajude participando e compartilhando esta luta!


DE ONDE SURGIU ESSA CELEBRAÇÃO?


A celebração da data em prol da luta nacional das pessoas com deficiências foi pensada pelo ativista Cândido Pinto de Melo em meados do início da década de 80 e instituída em 1982 por movimentos sociais.


Cândido Pinto de Melo foi um dos fundadores do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes - MDPD, um grupo que se organizava para discutir intervenções e transformações na sociedade, diante das necessidades das pessoas com deficiências.


Apesar deste movimento ter iniciado na década de 80, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005.


POR QUE 21 DE SETEMBRO?


O dia 21 de setembro foi escolhido como o Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência por ser uma data próxima ao início da Primavera, estação em que as flores preenchem as árvores. 


Entende-se que esse acontecimento representa não só a luta, mas também a renovação das pessoas com deficiência.

POR QUE ESSA DATA É TÃO IMPORTANTE?


Setembro é o mês oficial da luta pela inclusão e o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, o que reforça ainda mais o objetivo de gerar visibilidade à causa, reforçar as reivindicações e promover ações em prol da igualdade de condições para as pessoas com deficiência.


É importante reforçar que a inclusão é um processo que permeia o âmbito da família, das escolas e do trabalho, ou seja, um processo que impacta toda a sociedade.


A luta que está por trás desta data já conquistou, ao longo destes anos, diversas leis e ações públicas que resultaram em melhores condições e suportes mais efetivos em relação às pessoas com deficiência.


O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência marca e reforça a busca incansável para garantir a integralização dessas pessoas na sociedade, de maneira igualitária e sem preconceitos. Todavia, ainda temos muito a conquistar e, principalmente, a conscientizar!

O QUE DIZ A LEI Nº 13.146/15?


A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), estabelece que a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. 


O parágrafo 1º do artigo 2º da LBI (Lei 13.146/15) afirma que são públicos para inclusão: pessoas com déficits na estrutura e função do corpo, mas também aquelas que têm limitação no desempenho de atividades e restrições de participação em função de fatores socioambientais, psicológicos e pessoais.


Ao trazer estes conceitos básicos, bem como realizar a definição de pessoa com deficiência, a Lei também estabelece diversas ações e medidas a fim de garantir a inclusão de tais pessoas na sociedade de forma efetiva.


O QUE AINDA FALTA?


A sociedade brasileira tem muito o que comemorar nesta data, todavia ainda existem diversas barreiras que precisam ser enfrentadas para que a pessoa com deficiência possa ser tratada com igualdade, seja no ambiente profissional, escolar ou nos momentos de lazer.


Basta conversar cinco minutos com alguma pessoa com deficiência e você perceberá diversos pontos de melhoria que precisamos realizar em nossa sociedade, seja em relação ao preconceito ou a direitos que deveriam ser cumpridos, mas não são!

Por isso, se você chegou até o final deste texto, queremos te fazer um convite: nos ajude nesta causa, lute conosco!


Dois grandes passos que podem ser muito úteis nesta luta são:

- Compartilhe este conteúdo e,

- Escute uma pessoa com deficiência e entenda onde e como você pode ajudar, na sua região e diante da sua realidade.

Vamos lá?

5 visualizações

Copyright © 2018 | Efeito Consultoria