• Equipe Efeito

10 FILMES EDUCATIVOS PARA CRIANÇAS

Separamos para você 10 filmes incríveis e educativos para crianças!

Escolha o seu, pegue a pipoca e faça a sua maratona!

Os filmes podem ser muito mais do que entretenimento. Alguns conseguem causar impactos para a vida inteira, ensinando valores, propondo novas formas de ver e pensar o mundo, especialmente para crianças e adolescentes.




1.Operação Big Hero (2014)


Vamos começar por um título que valoriza algo que muitos outros filmes infantis esquecem: a educação. Em “Operação Big Hero”, por trás de toda a aventura de super-heróis e super-vilões e mesmo da questão do luto, muito importante, está o fato de que o irmão mais velho ensina o mais novo que a faculdade pode ser um lugar legal. E que, lá, ele pode usar sua facilidade com matemática e robótica para criar coisas que ajudem os outros.


Classificação: Livre.

Assista o Trailer clicando AQUI.




2.Wall-E (2008)


Ainda no tema do meio-ambiente, “Wall-E” é provavelmente o filme mais equilibrado nesta lista: romântico, fofo e forte na mesma medida, feito para crianças e adultos. Wall-E é um robozinho cuja função é compactar o lixo na Terra, enquanto os humanos vivem confortavelmente numa estação espacial. Na verdade, logo descobrimos que o planeta se tornou infértil pelo mau uso e que essas pessoas esperam poder voltar um dia. Além de abordar a questão do lixo e da natureza, o filme ainda alerta para o sedentarismo e a apatia da vida hiperconectada.

Classificação: Livre.

Assista o Trailer clicando AQUI.


3. Procurando Nemo (2012)


Um dia, cansado dos sermões do pai, Nemo abusa da sorte para mostrar que pode se virar sozinho, mas acaba sendo capturado por um pescador. Decidido a não perder o pouco que restou da sua família, seu pai, Marlin, inicia uma missão impossível: achar o filho. Para isso, ele conta com a ajuda de Dory, um peixe azul que sofre de perda de memória recente.


Classificação: Livre.

Assista o Trailer clicando AQUI.





4. Como Treinar o Seu Dragão (2010)


Outro herói pacifista que as crianças vão adorar é Soluço, jovem Viking que protagoniza “Como Treinar o Seu Dragão”. Criado numa sociedade que demoniza os dragões e os caça por diversão, Soluço vai no caminho contrário e adota um dos mais perigosos como seu fiel companheiro, incentivando toda a comunidade a se aliar às criaturas, ao invés de lutar. O filme ainda aborda deficiências físicas (no caso, amputações) de um jeito natural e saudável.


Classificação: Livre.

Assista o Trailer clicando AQUI

5. Up: Altas Aventuras (2009)


Up: Altas Aventuras mostra uma história doce e otimista sobre a amizade entre um idoso e uma criança. Além de divertido, o filme acerta ao ousar tocar nos temas do envelhecimento e da mortalidade, assuntos com os quais as crianças, muitas vezes, têm pouco contato.


Classificação: Livre.

Assista o Trailer clicando AQUI







6. Divertida Mente (2015)


Um dos filmes mais criativos dos últimos anos! Em Divertida Mente, entramos na cabeça de uma menina de onze anos e conhecemos de perto suas emoções. Essa história mostra de forma divertida e cuidadosa a “montanha-russa” emocional vivenciada no fim da infância, numa verdadeira aventura.


Classificação: Livre.

Assista o Trailer clicando AQUI.





7. O Pequeno Príncipe (2015)


Adaptação mais recente do livro clássico de Antoine de Saint-Exupéry, produzido em parte com animação digital e em parte com stop-motion, o filme atualiza a história francesa introduzindo novas personagens: uma menina, sua mãe e seu vizinho excêntrico. Esse filme mostra que a delicada história do Pequeno Príncipe continua encantando todas as gerações!


Classificação: Livre.

Assista o Trailer clicando AQUI.




8. Valente (2012)


Estão faltando heroínas mais realistas e complexas para mostrar à sua filha? Calma, antes de Elsa, veio Merida. A heroína de “Valente” não quer se casar, é muito próxima da mãe e também faz escolhas horríveis, como qualquer pessoa. Além de mostrar uma garota forte e independente, o filme ainda trabalha a relação entre pais e filhos e ensina as crianças a assumirem responsabilidade pelos próprios erros.


Classificação: Livre.

Assista o Trailer clicando AQUI.





9. Vida de Inseto (1998)


Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita é destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.


Classificação: Livre.

Assista o Trailer clicando AQUI.








10. O Rei Leão (2019)


É muito difícil encontrar filmes infantis que lidem bem com a morte – a maioria finge matar personagens importantes só para “revivê-los” depois, ou mostrar que eles ainda estavam vivos, como por um milagre. Não em “O Rei Leão”: aqui, Mufasa morre de verdade e deixa todo o peso do reino nas costas de Simba. O leãozinho precisará amadurecer e aprender a assumir responsabilidades antes de superar essa morte e tomar de volta o trono.


Classificação: Livre.

Assista o Trailer clicando AQUI.






E aí, gostou das nossas dicas?

Então fique atento aqui no nosso blog e no nosso perfil no Instagram @efeito para ter acesso a diversos conteúdos!

20 visualizações

Copyright © 2018 | Efeito Consultoria